Entenda mais sobre a queda de cabelo pós Covid-19
Se você está lendo este artigo é porque, ou você está sofrendo com uma queda de cabelopóscovid ou conhece alguém que esteja passando por isso. E é exatamente em razão disso que decidi convidar o Dr. Rogério Regis, da Clinica Regis, referência quando se fala em restauração capilar em Minas Gerais e até no Brasil. Ele gentilmente nos concedeu uma entrevista, onde conseguiu nos explicar com muita didática, a relação entre a alopecia e a covid-19.
O número de mulheres que tem nos procurado com queda severa de cabelo pós covid me impressionou. Não escolhe idade e nem raça. Simplesmente origina uma alopecia acelerada. Por isso, vem comigo entender mais sobre a queda de cabelo pós covid com o Dr. Regis:
Já sabemos qual a relação da doença Covid-19 com a alopecia?
A queda de cabelo seguida da covid-19, é bem frequente. Estima-se que entre 25 a 30% dos pacientes têm algum grau de queda. Não se sabe qual a causa precisa para esta queda de cabelo, mas observa-se que no curso de várias infecções sistêmicas viróticas, como a dengue por exemplo podem ocasionar queda de cabelo.Dr. Rogério explica, que quando se tem uma infecção sistêmica, o corpo e até de forma inteligente, vai combater aquela infecção. E aí as reservas, os recursos e os nutrientes, ou seja, a defesa do organismo, tudo é direcionado para os órgãos vitais. E o cabelo como não é vital, ele não receberá essas reservas, assim, ele sofre nesse momento uma carência que pode levar a entrar na fase de queda precocemente.
Por que há uma queda acentuada em algumas pessoas?
Tende a acontecer com mais frequência em pacientes que tiveram intenso quadro de covid, mais severo, com maior repercussão no corpo, internações e intubação. Mas o impressionante é que a gente também tem visto em quadros leves da doença.
Dr. Regis explica que o nosso cabelo tem um ciclo que dura em torno de 6 anos. Fios que possuem 1, 2, 3 anos, e assim por diante, de pacientes que sofreram essa carência antes de atingir o ciclo final, podem acabar caindo antes da hora. Por isso que se dá o nome a esta queda de cabelo pós covid de Efluviotelógeno. Ou seja, uma queda de cabelo acentuada que acontece de 1 a 3 meses depois de um evento sistêmico, que pode ser por exemplo, a infecções como a covid-19.
Lembrando que a queda e o nível desta queda é um fator individual, algumas pessoas podem não apresentar nenhuma queda diferente da habitual.
A queda dos fios por causa da covid-19 pode ser permanente?
Acredita-se que não.
Quem tem mais possibilidade de queda, homens ou mulheres?
Os dois! Homens e mulheres são acometidos com a mesma predominância, não havendo preferência.
Há algum modo de prevenir a queda de cabelo em quem teve covid?
Não há como prevenir. Se você teve covid você perceberá de 1 a 3 meses depois da contaminação a perda do seu cabelo. Depois que a queda está instalada, aí sim temos como minimizar, fazendo uma revisão laboratorial, as vezes depois da covid pode-se ter uma deficiência nutricional, como anemia, por exemplo. Tratamentos a base de luzes de baixa energia, como LED, é um dos tratamentos que mais auxilia, normalmente de 1 a 3 meses é o tempo do tratamento para frear a queda aguda.
O cabelo volta depois? Volta igual ou diferente?
O cabelo volta depois da estabilização dessa perda. Em 1 a 3 meses esse cabelo volta a crescer, mas como ele cresce 1cm por mês, então a pessoa precisa ter paciência para passar por essa recuperação de volume, especialmente em mulheres que tem preferência por um cabelo mais longo.
A recuperação dos fios e da autoestima
E é aí que a gente entra! O nosso trabalho em conjunto com o tratamento médico traz os melhores resultados. Enquanto você trata do seu cabelo com o melhor tricologista, você recupera de forma imediata a sua autoestima com o uso de uma prótese capilar, peruca ou um topo.
As soluções para que você não precisa mais sofrer com a queda de cabelo pós-covid existem! Se você está passando por isso ou conhece alguém nessa situação, compartilhe esse artigo com ela(e)!
Eu tiro todas as suas dúvidas durante o nosso atendimento e, juntas, chegamos à melhor solução para a sua necessidade e o seu perfil.
Desejo que este artigo tenha sido muito útil para você .
Até mês que vem! Um abraço.
Siga também nosso Facebook – Instagram– Twitter– Youtube – Pinterest e fique por dentro de novidades, promoções e dicas.
Siga a Clínica Regis nas redes sociais – Facebook – Instagram –YouTube