• Dias Úteis

    10h - 19h

  • Sábado

    9h - 13h

  • Domingo

    Fechado

Wilma Perucas

Como melhorar a autoestima

Como melhorar a autoestima

Como melhorar a autoestima?

A falta de confiança em nós mesmos, o medo de fracassar e outros sentimentos relacionados a falta de aceitação, são prejudiciais em vários estágios da nossa vida pessoal e profissional. O autoconhecimento é um dos primeiros passos para melhorar a autoestima, e também para possibilitar a adoção de hábitos diários que proporcionam bem-estar e motivação.

Aceitação

Como já dito, para melhorar a autoestima é preciso se conhecer, e neste aprofundamento sobre você mesmo, encontrará qualidades e também muitos defeitos. Todo ser humano tem características melhores e outras nem tanto, e você não seria diferente. Então, primeiro de tudo é preciso se aceitar, da forma que você é.

Seja fisicamente, emocionalmente, habilidades profissionais e ou na convivência familiar, tenha em mente que você não precisa seguir um padrão, e menos ainda ser perfeito. Conviva com suas limitações e se aceite. Não há problema nenhum em buscar aprimorar aquilo que te incomoda em você, desde que tenha consciência que não é pior que os outros, e que essa mudança e ou “melhoria” não está sendo imposta por outra pessoa.

Confiança

Quando você se aceita, fica muito mais fácil confiar no seu potencial, e consequentemente melhorar a autoestima. Tenha domínio sobre sua vida, e escute sua voz interior. É preciso confiar naquilo que você acredita. Lute pelas suas ideias e ideais, e defenda seu ponto de vista. Para conseguir manter a confiança em si, é essencial entender que os erros fazem parte da vida, e que você pode não acertar sempre. Também é importante ter limites mais aceitáveis à sua autocrítica.

Socialize

Pessoas com baixa estima tendem a se isolar, e isso é muito prejudicial. Por mais que pareça uma “tortura” no começo, sair da casa é importante para melhorar a autoestima. Convide um amigo para um almoço, passei pelas ruas, frequente lugares públicos. A convivência com o mundo externo, dará oportunidades de estabelecer contacto com outras pessoas, e praticar uma comunicação efetiva e relacionamento interpessoal, que te deixaram mais confiante.

Para melhorar a autoestima não se compare com o outro

Ficará muito difícil melhorar a autoestima, se comparando com o outro. Entenda que cada pessoa reage a uma mesma situação de forma diferente. E isso tem relação com educação, histórico familiar, hábitos de vida, experiências e uma série de outros fatores muito individuais. Ou seja, ninguém é igual a ninguém, então não se diminua em relação ao outro. Os feitos de pessoas que você admira, podem servir como exemplos de motivação e superação, mas nunca devem ser usados como forma de autocrítica.

Tenha certeza que é bem normal se sentir triste, desanimada ou cansada às vezes, o que não pode acontecer é perder a fé em você. E lembre-se que os momentos ruins além de aprendizado, também servem para valorizarmos ainda mais os bons momentos.

Gostaria de acrescentar mais alguma dica e ou contar sua experiência? Deixe seu comentário abaixo.

Siga também nosso FacebookInstagramTwitterYoutube e fique por dentro de novidades, promoções e dicas.

Publicar um comentário