• Segunda

    9h - 18h

  • Terça

    9h - 18h

  • Quarta

    9h - 18h

  • Quinta

    9h - 18h

  • Sexta

    9h - 18h

Wilma Perucas

Dicas de atividades físicas para pacientes em quimioterapia

Oii! Que bom te ter aqui nesse artigo, espero que esta informação te ajude muito.
Que praticar atividades físicas regularmente é bom para a saúde e bem estar das pessoas todo mundo já sabe, mas, você sabe a importância de atividades físicas para pacientes em quimioterapia ou após o tratamento?

A atividade física é todo e qualquer movimento corporal, intencionalmente feito que ao produzido resulte em um gasto de energia acima do repouso. Como caminhadas, passeio com o pet, corridas, danças, brincar com os filhos, dentre outros. 

Todo paciente que esteja em condições de se movimentar e que também tenha liberação de seu médico pode praticar exercícios físicos. Quando os pacientes são liberados, deve-se passar por um profissional da saúde cujo objetivo principal é manter a capacidade física e aliviar alguns sintomas causados pela quimioterapia.

Pesquisas recentes apontam que a prática de atividades físicas não só é segura durante o tratamento contra o câncer como também ajuda no desempenho físico do paciente, realizando elas como parte da rotina, pode fazer com que sua qualidade de vida aumente, já que, ela equilibra os níveis de hormônio do corpo.

Além das atividades do dia a dia, alguns exercícios como aeróbica, alongamentos e relaxamentos, exercícios para manter a força muscular, fortalecimento leve e moderado, também são indicados para pacientes em quimioterapia. Esses exercícios são indicados justamente para evitar casos de atrofia muscular, perda funcional, redução de amplitude de movimentos do paciente, que eram causados principalmente por medidas de repouso em excesso.

Ou seja, a prática de exercícios tanto durante como após a quimioterapia, de forma regular e moderada, só trás benefícios para a saúde do paciente. Colocar o corpo em movimento irá melhorar a tolerância ao tratamento, reduzir suas complicações e ainda reduzir o risco do câncer voltar.

Quando não é recomendável atividades físicas para pacientes em quimioterapia?

A orientação de manter repouso, se aplica só em alguns casos, como quando os pacientes tiverem anemia muito acentuada, nível de plaquetas muito baixo, em situações onde o tumor ou suas metástases estiverem limitando a execução de certos movimentos. Entretanto, apesar dessas condições, é sempre válido e importante questionar isso como o seu médico a realização de atividades como hidroginástica.

Importante lembrar, que qualquer que seja a sua atividade física praticada, sempre tem de haver um supervisionamento de um profissional. Comece devagar e aos poucos a mudança de seus hábitos e o retorno de sua autoestima

Gostou do nosso texto sobre a importância de atividades físicas para pacientes em quimioterapia? Então siga-nos nas nossas redes sociais: FacebookInstagramTwitterYoutubePinterest  e fique por dentro de mais assuntos como esse. 

Grande abraço para você!

Fernanda <3

Publicar um comentário